13 de agosto de 2011

O que é Doula?

google imagem
Mas o que é a doula?
Doula é uma mulher, experiente com a maternidade ou não, capacitada para dar suporte físico e emocional antes, durante e depois do parto. É uma facilitadora da comunicação entre os pais e a equipe médica no hospital. Doula do grego "mulher que serve", mulher que dá a mão, dá um sorriso, da carinho, faz massagens, diz palavras que encorajam, que tranquilizam.


E o que ela pode fazer pela gestante, pelos pais, antes do parto?
A doula orienta, informa e esclarece o casal sobre o que esperar no dia do parto e depois do nascimento. Informa sobre assuntos relevantes como:

  1. a fisiologia do Trabalho de Parto e do parto, propriamente dito, e dar uma noção (porque cada parto é diferente)do que ela irá sentir na hora P ;
  2. informa sobre as opções de posições para alívio da dor e as melhores posições para parir;
  3. esclarece sobre os prós e contras das intervenções e, quando elas são realmente necessárias;
  4. explica a importância de se fazer um plano de parto escrito, deixando claro o desejo do casal, para ser entregue ao hospital;
  5. informa sobre várias opções alternativas para o alívio da dor, esclarecendo que a dor é uma coisa boa, pois demonstra que o filho dela, esta cada vez mais perto;
  6. explica os cuidados com o recém nascido e, tudo que envolve o cuidado com o bebê, afim de preparar  o casal, fazendo com que se sintam mais preparados na chegada do bebê.
  7. busca acalmar, tranquilizar o casal desmistificando certos assuntos;
  8. e também, tenta sanar outras necessidades que poderão surgir.
E durante o trabalho de parto?

A doula funciona como uma ponte entre a equipe que assiste o nascimento e o casal. Como assim? Ela explica os termos médicos e os procedimentos hospitalares, fazendo com que a mulher não se sinta tão invadida ou menosprezada. Ajuda a futura mãe a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto e parto, ajuda com a respiração, para que seja mais eficiente. Além disso sugere medidas naturais/ alternativas que podem aliviar as dores, como banhos, massagens, relaxamento, aromaterapia, entre outras que ela tenha conhecimento.

E após o nascimento?
Logo que o bebê nasce a Doula incentiva a mãe a amamentar. Primeiro porque o vínculo mãe-bebê se estabelece, e segundo porque ajuda na expulsão da placenta. Ela fica com a nova família até tudo estar tranquilo e esclarecido. Na consulta pós parto a doula reforça os cuidados com o recém-nascido e vê como está o aleitamento materno, sanando eventuais duvidas. 

ESCLARECENDO ALGUNS PONTOS:
  1. Doula não substitui o acompanhante!!! Existem leis que garantem a entrada de uma pessoa, da escolha dá mulher, que podem acompanhá-la durante todo o processo de trabalho de parto e parto. Doula é uma profissional contratada pelo casal e não pelo hospital, ok?! Façam valer seus direitos!!
  2. A doula não executa qualquer procedimento médico;
  3. Não faz exames, como toque, etc;
  4. Não cuida e nem faz procedimentos no recém - nascido;
  5. Ela não discute e nem questiona procedimentos médicos, o casal deve perguntar e pedir esclarecimento, se for o caso.
VANTAGENS:
  1. diminui em 50% as taxas de cesárea 
  2. diminui em 20% a duração do trabalho de parto 
  3. diminui em 60% os pedidos de anestesia 
  4. diminui em 40% o uso da oxitocina (hormônio geralmente utilizado para começar ou acelerar o trabalho de parto)
  5. diminui em 40% o uso de fórceps

Nenhum comentário:

Postar um comentário