13 de agosto de 2011

Parto Natural...o que é ?

Google imagem
Então, esta será nossa primeira postagem no blog do grupo. Muitas pessoas falam que parto normal e natural são o mesmo, que não vem diferença pois a via de nascimento é a mesma. Ledo engano!! Para entendermos melhor, o Parto Natural (PNa) seria o parto normal (PNo) mas sem intervenções como lavagem intestinal, raspagem de pelos,  hormônio sintético, episiotomia (o corte no períneo), manobras como a de Kristeller, tração da placenta, enfim. No PNa a equipe médica simplesmente observa, zelando este momento, deixando a mulher livre para fazer o que deseja. Geralmente, no parto natural a mulher tem o auxílio de uma Doula, que é capacitada para dar suporte a esta mulher, fazendo que ela passe pelo trabalho de parto e parto com muito mais tranquilidade, e prazer sim! Porque PARIR é prazeroso e transformador!
Os locais que o PNa  pode acontecer, vão desde hospitais que tem estrutura para ele, como a sala de pré parto e parto serem no mesmo local (sem a parturiente precisar se locomover a outra sala), ter banheira e chuveiro a disposição da parturiente, bolas tipo pilates para exercícios, acomodação para os acompanhantes, banqueta para parir de cócoras, entre outras estruturas e serviços, como disponibilizar música para relaxar. Pode acontecer também em Casas de Parto, que possui estrutura, com ambiente alegre e aconchegante, onde é permitido a entrada da família. E também pode acontecer em casa mesmo, no domicilio da futura mãe, mas é aconselhado somente para as gestantes de baixo risco. Em casa a parturiente consegue relaxar mais fácil, pois esta em um local que ela conhece, vive. No parto domiciliar esta presente uma equipe médica humanizada, obstetra ou parteira (a nossa enfermeira obstetriz), doula, pediatra, enfim, com todos os equipamentos necessários em caso de algum susto. Existem pesquisas que mostram que o parto domiciliar é seguro sim! Então, informe se e procure o local que se sente mais segura e confortável!
Como me preparo para ter um Parto Natural? Em primeiro lugar você tem que ter em mente que parir é NATURAL. Obvio Ana!! Não é obvio não! Muitas mulheres querem isso sem saber o significado de Natural! Natural é deixar a NATUREZA agir, e você ter a consciência de que deve se entregar de corpo e alma a este processo, deixar se levar por cada onda provocada pela contração!! Tenha em mente que o trabalho de parto e o parto,  podem durar 10-12-24 hs ou mais, mas não desanime, se mantenha forte. Quanto mais relaxada e entregue, mais rápido será o parto! Em segundo lugar buscar o máximo de informações possíveis, e conversar com o seu obstetra. Se ele mostrar que não esta gostando das perguntas,e das suas vontades, troque de obstetra!! Não interessa se ele é querido, simpático ou se te acompanha desde que era adolescente...mude. Em terceiro uma equipe humanizada, ou um médico que respeite realmente seus desejos.  Mas o crucial é contratar um DOULA!! Não tive no meu parto, não me preparei como deveria, e me arrependo sim!! "Caro demais, chique demais, nem sei o que é isso?" Pois trate de saber e contrate! A Doula é um anjo da guarda na hora do parto, e vai te acompanhar onde for, em casa ou no hospital (tenha certeza que o hospital deixa doula entrar). A Doula com o carinho e a intuição que possuí, vai te ajudar em cada contração, relaxando e acalmando. Em quarto lugar, se preparar física e mentalmente, aprendendo técnicas de relaxamento e respiração. E em quinto lugar fazer um Plano de Parto. O que é isso? É um documento no qual você e seu marido, listam todos os procedimentos que autorizam ou não, a serem feitos em você e no bebê.
E a dor?? A pergunta que deve ser feita é:  como aliviar a dor?? Se é que você vai tê-la!! Muitas mulheres não passam de cólicas e dor de barriga. A contração é uma massagem feita no bebê para ele ir se preparando para nascer. Existem intervalos durante as contrações, que dão tempo para você se recuperar. Quando elas vierem é bom ficar embaixo do chuveiro, ou com bolsa de água quente nas costas e, até mesmo ganhando massagem do maridão e da Doula. Dependo da formação que a doula possui, ela pode fazer uso de outros métodos naturais para aliviar a dor e te ajudar a relaxar. Você deve combinar tudo isso com ela na consulta antes do parto.
Depois que o bebê nascer, o ideal é que ele vá direto para o colo da mãe, para se formar o vínculo precoce entre os dois. Se o bebê nascer chorando ou bem desperto, respirando por si, não há necessidade alguma dele sair de perto da mãe. O corte do cordão deve ser feito depois de parar de pulsar, para que o bebê receba este sangue extra da placenta. O pediatra pode realizar os procedimentos com o bebê no colo da mãe. Se possível, o bebê deve ser amamentado ali mesmo, auxiliando na saída da placenta ( existem riscos de se tracionar a placenta).
O Parto Natural não é um "bicho de 7 cabeças". Com preparo, muita informação e apoio de pessoas queridas, o desfecho do parto vai ser transcendental!!! PARIR É NATURAL!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário