25 de maio de 2012

O bebê chora na cadeirinha do carro, o que fazer?


google imagem


Por Simone de Carvalho

Trecho do livro ‘Gentle Baby Care’, por Elizabeth Pantley  (McGraw-Hill, 2003) 


Tradução: Rosana Gaya   

 Alguns bebês dormem assim que saem de carro enquanto outros não conseguem ficar felizes em suas cadeirinhas por míseros 5 minutos. Normalmente isso acontece porque o seu bebê está acostumado a ter mais liberdade e atenção do que podemos oferecer a eles enquanto estão em suas cadeirinhas.   

Dirigir ouvindo o bebê chorar é um desafio, mas por mais difícil que isso lhe pareça, a sua segurança e a do bebê é o mais importante. Os pais às vezes tiram o bebê da cadeirinha porque está chorando, o que é extremamente perigoso,  e isso dificulta cada vez mais a aceitação da cadeirinha pelo bebê. Alguns pais as vezes tomam decisões que colocam toda a família em risco. Ou estacione e tente acalmar o bebê ou se concentre em dirigir. Nunca tentem fazer ambas coisas ao mesmo tempo!  

 A boa notícia é que com algumas novas ideias, um pouco de tempo e maturidade, seu bebê se tornará um viajante feliz! (eu sei o que digo pois três dos meus bebês eram inimigos da cadeirinha!)   

Uma dessas estratégias vai lhe ajudar no dilema, caso uma falhe, tente outra e outra e outra...você há de encontrar a que servirá pro seu bebê!  

 CERTIFIQUE-SE DE QUE SEU BEBÊ ESTÁ SAUDÁVEL! 
Se os passeios na cadeirinha é algo novo e seu bebê também esta irritado em casa, certifique-se de que ele não esteja com uma infecção de ouvido ou qualquer outra coisa, uma visitinha ao médico é recomendada!   Traga a cadeirinha pra dentro de casa e deixe o bebê sentar e brincar com ela. Tornando o objeto familiar, talvez ele se sinta feliz em sentar nela no carro.   Tenha uma caixa especial com brinquedos que ele só brincará no carro, se forem interessantes o bastante, poderão prender a atenção do bebê durante o trajeto. (evite brinquedos duros pois podem causar machucados no caso de uma freada brusca). 

  PRENDA OU PENDURE BRINQUEDOS NO CAMPO DE VISÃO DELE! 
Você pode fazer isso na parte de trás do banco pra onde ele fica virado ou preso, um amarrado de brinquedinhos luminosos vindo do teto por exemplo, usando fita ou uma corda. Coloque-os ao alcance das mãos do bebê para que ele possa mexer mesmo estando na cadeirinha.  


 MONTE UM MÓBILE PARA O CARRO!
 Prenda em uma corda uma série de brinquedos de plástico de um lado a outro do banco de trás. Prenda delicadamente para que possa mudar os brinquedos entre um passeio e outro. Certifique-se de que estão seguros e mantenha a atenção para que eles não afrouxem enquanto você dirige.  

 EXPERIMENTE OUVIR MÚSICAS DIFERENTES NO CARRO

 Alguns bebês enjoam de ouvir sempre as mesmas musiquinhas de crianças. Outra surpresa é que os bebês vão se acalmando quando ouvem uma das músicas favoritas das mamães. Outros curtem ouvir a mãe ou o pai cantando mais do que qualquer outra coisa.  

 TENTE O SOM ESTÁTICO (RUÍDO BRANCO) NO CARRO! 

Você pode usar fitas com sons da natureza ou gravar o barulho do aspirador de pó. Vá praticando em curtos e prazerosos passeios enquanto o seu bebê esta de bom humor. Pode ajudar alguém sentar ao lado dele e mantê–lo entretido. Algumas boas experiências podem estabelecer um novo padrão.   TENTE UMA CHUPETA OU MORDEDOR! Quando o bebê tem alguma coisa para sugar ou morder, pode se sentir mais feliz. Apenas certifique-se de que o brinquedo não apresenta nenhum risco.  

 PENDURE UM ESPELHO! 
Assim  bebê pode te ver (e você pode vê-lo) enquanto dirige. Em lojas especializadas se encontra espelhos desenvolvidos especialmente com esse propósito. Enqto está sentado na cadeirinha, o bebê pode pensar que você não está ali, mas ver seu rosto pelo espelho pode fazer com que ele se sinta melhor!   

PONHA UM TAPA SOL NA JANELA! 

Isso pode ser útil se você achar que a luz solar  no rostinho está incomodando o bebê. Use tapa sol retrátil e evite qualquer que contenha peças duras que possam se soltar numa freada brusca.    Tente consolidar viagens Planeje a viagem de modo a usar caminhos mais rápidos e não ter que sair e voltar ao carro muitas vezes.   Certifique-se que o seu bebê ainda cabe na cadeirinha. Se as pernas estão apertadas e os cintos muito justos, talvez o bebê ache que a cadeirinha é desconfortável.    

 TENTE ABRIR A JANELA! Ar fresco e uma leve brisa podem ser prazerosos.   

 E se tudo o mais falhou......vá de ônibus!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário